sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Um paraiso Tropical


Ilhabela - A Capital da Vela


Hoje quero postar, sem motivo especial alem do meu amor por esse lugar, sobre o verdadeiro paraíso. Se você não acredita, veja com seus próprios olhos e aventure-se neste verão a conhecer um lugar apaixonante, histórico e destino turístico de diversos amantes da natureza.
Sempre cito Ilhabela como exemplo de município ecologicamente consciente alem de ser meu lugar preferido nesse mundo, sei que não conheço nem metade da metade do mundo todo, mas tenho certeza que Ilhabela vai ser sempre a cidade maravilhosa, meu paraíso, meu refugio, minha felicidade. Não somente a minha, mas de muitos apaixonados pelo lugar, que não são poucos.
O clima da cidade é especial, ao mesmo tempo que tenta ser selvagem, destino de vários aventureiros em busca de emoção, Ilhabela consegue ser charmosa e aconchegante, fazendo a cabeça até mesmo dos mais sofisticados públicos.
Ilhabela é referencia para os amantes do esporte náutico e passeando pelas praias torna-se comum ver esses esportistas praticando diversas modalidades, como windsurf, mergulho, alem de escaladas, canyoning, rappel, off-roads, pesca e até mesmo o surf que pode ser praticado na praia do Bonete e na praia de Castelhanos, onde o acesso pode ser feito por mar e por terra, a pé ou de jipe, por uma trilha de 22 km, que cruza o parque estadual.O acesso é difícil mas vale muitíssimo a pena. Castelhanos é uma praia exuberante, que conta com cachoeiras e porções da mata Atlântica, além de um mar claro e límpido, com ondas grandes que dão um visual inesquecível.
Eu ficaria até amanha se citasse todos os atrativos turísticos que o arquipélago proporciona, mas pretendo cita-los aos poucos durante meus posts, afinal quero mostrar Ilhabela como um exemplo de lugar que sabe trabalhar e viver do turismo, preservando sua enorme porção de mata atlântica, e gerando empregos na região, alem de treinamentos e cursos ligados ao turismo e ao meio ambiente para a qualificação da comunidade local.
O turismo em Ilhabela foi algo planejado, e existe uma grande diferença do turismo agora e a mais ou menos 10 anos atrás, onde ainda não era preparada para receber o turismo de massa, que antigamente eram a maioria jovens em busca de diversão.
Hoje, o publico mudou, a grande maioria alem dos amantes e praticantes dos esportes náuticos, principalmente da vela, Ilhabela virou destino daqueles que fazem questão de uma gastronomia de qualidade, uma hospedagem mais sofisticada e sossego.
Ilhabela é aquilo que pode se chamar de paraíso tropical, e não há amante da natureza que não se encante com o local.
O fato do arquipélago estar entre os maiores receptores do turismo do Brasil, São Paulo e Rio de janeiro, garante visitantes em todas as épocas do ano.
Entre os eventos, destaca-se a Semana Mundial da Vela, uma competicao que trás participantes do mundo inteiro, afinal é o maior campeonato de vela da América latina. Esse evento é promovido pelo yatch club de Ilhabela, que também promove o torneio de pesca esportiva.
Bom, são muitas as coisas que tenho a falar sobre a Ilha, mas pretendo me organizar e a cada post comentar sobre um determinado assunto sobre o arquipélago.
Por enquanto é isso...


Como chegar

De São Paulo - Dutra ou Ayrton Senna/Carvalho Pinto até São José dos Campos - Rodovia Tamoios até Caraguatatuba e seguir sentido São Sebastião. Pegar a Balsa para Ilhabela. De Santos - Rodovia BR 101 (Rio Santos) sentido Ubatuba até São Sebastião - pegar balsa até Ilhabela.


Dicas de site

www.iis.org.br/ Instituto Ilhabela Sustentável
www.nossailhamaisbela.org.br/ Nossa Ilha mais Bela
www.ilhabela.gov.br/ Prefeitura Municipal de Ilhabela


Foto - Praia de Castelhanos, ao Leste de ilhabela - Beleza e Preservação

Um comentário:

CARLOS SOUSA disse...

Que lugar maravilhoso, me senti lá.
E ainda tem pessoas que não dão valor ao que a é nosso, gastam verdadeiras fortunas em viagens pelo Caribe, Europa enquanto o paraíso está aqui, em cada pedacinho do nosso Brasil que resiste à ação maléfica do homem.
Obrigado por dividir esse seu bom gosto.
Bom fim de semana!