quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

ILHABELA - Turismo e Qualidade de Vida!


Desde 1977, mais de 80% da área de Ilhabela foi protegida, como parque municipal ecológico, e é extremamente proibido edificação nessas áreas. Tal atitude faz o arquipélago hoje, ser considerado um dos municípios com maior percentual de área preservada da mata atlântica. Acredito que Ilhabela teve muita sorte, digo isso porque na maioria, caiu na mão de pessoas sensatas, conscientes e ecologicamente responsáveis.
O atual prefeito de Ilhabela, que esta se despedindo do cargo depois de 8 anos de gestão, é um exemplo desses. Extremamente preocupado com a preservação da Ilha e com as comunidades que ali residem, Manoel Marcos de Jesus Ferreira implementou vários projetos que acredito ser a salvação para o grande impacto que a ilha tem sofrido com a alta demanda de turistas que visitam o local. Dentre esses projetos, destaca-se o projeto de lei para taxa de preservação, que obriga a todos, exceto residentes e trabalhadores a pagarem uma pequena taxa de preservação ambiental que varia entre R$ 2,00 e R$ 3,00.
Outro projeto recente e de total apoio da população local é o de limitação de veículos durante feriados e períodos de alta temporada Durante esses dias apenas 15 mil carros poderão ter acesso ao município, sendo que 5 mil deles são dos moradores da ilha, os 10 mil restantes são o permitido para os turistas que pretendem visitar o local.
O lixão foi fechado e hoje todo o lixo e encaminhado para um aterro sanitário, diminuindo a poluição e evitando doenças.
Para evitar o crescimento da população local, que já esta atingiu seu limite Maximo, Manoel Marcos de Jesus Ferreira criou a carteira de identificação do trabalhador de Ilhabela, onde somente as pessoas que tem essa carteira podem conseguir um emprego na região.
Diversos cursos de capacitação profissional também fazem parte dos projetos que visam atender as necessidades da comunidade local, que estão sendo bastante favorecidas com o planejamento consciente do turismo.
O que eu e todos esperamos é que o próximo governo continue trilhando esse caminho ecologicamente correto, e que tudo que foi feito até agora não seja em vão...A comunidade e o governo já fazem sua parte, cabe ao turista também respeitar o local, não jogando lixo nas ruas e nas praias, que e o mínimo que deve ser feito.
Ilhabela é o único municipio da região com a ausência de favelas e o que possui menor numero de desempregados. Esperamos que esse orgulho que sentimos permaneça!
Ilhabela é um exemplo de que o turismo, quando bem organizado trás muitos benefícios para o município, basta um governo consciente, que sabe trabalhar a economia e a sustentabilidade.

Nenhum comentário: