domingo, 7 de dezembro de 2008

Pesca de arrasto de parelha


Entrou em vigor este ano a lei que proibe a pesca de arrasto de parelha nas praias de todo o litoral norte, devido a decisão do governo de criar uma APA ( Área de proteção ambiental ) marinha na região.
Cerca de 30 homens da policia foram recrutados para fiscalizar a região onde este tipo de pesca costumava ser praticada.
As APAs são unidades de conservação de uso sustentável. Segundo a secretaria do meio ambiente, outros tipos de pesca menos agressoras como a pesca amadora e artesanal podem ser liberadas, mas essa decisão somente será definida após discussão com a comunidade local. Ainda gera uma grande polemica em relação a isso, pois existe a possibilidade da pesca em geral ser proibida no litoral norte, prejudicando os pescadores amadores e artesãos que dependem disso para sobreviver.
Será que algumas atitudes do governo estão sendo equivocadas? Ou será que a degradação ambiental está sendo tão grande que medidas radicais como esta farão parte do nosso dia a dia a partir de agora?
Na minha opinião, essa atitude da secretaria do meio ambiente foi algo essencial, mas a população precisa de alternativas de sobrevivência hoje e amanhã.


Talvez o progresso em direcão a sustentabilidade está sendo um pouco mal pensado, precisamos nos preocupar com a natureza , sem esquecer que ela é a base de sustentação da sociedade.
Foto Ilhabela - Sp

3 comentários:

Rafael disse...

A lei realmente é um avanço para preservação de inúmeras espécie de peixes. Aguardamos que o Poder Público realmente faça seu papel no cumprimento da mesma. Parabéns Marcela.

andrelsr disse...

O problema é realmente a fiscalização.

henrique_cardoso@msn.com disse...

Acredito que o problema está na falta de concientização...a fiscalização é consequencia e não fato gerador dos problemas de pesca...