quarta-feira, 14 de outubro de 2009

OS DOIS LADOS DO CRESCIMENTO ECONÔMICO


Existe um projeto de ampliação do Porto de São Sebastião que está gerando bastante repercussão então entre moradores, autoridades públicas e ong´s da região.
O plano prevê o aumento das atividades portuárias e para que isso seja possível é inevitável que impactos negativos aconteçam. Vazamento de óleo, lançamento de efluentes, poluição visual, aumento da população são apenas os principais dos vários
danos que esse empreendimento causará ao arquipélago de Ilhabela, que tem como marca registrada a preservação de seu meio ambiente, com mais de 80% da mata atlântica preservada, cartão postal para os amantes da natureza.

Olhando pelo lado do turismo é praticamente o que posso chamar de uma tragédia, Ilhabela respira o turismo, é a industria que gera renda e emprego à região. Os turistas procuram o local pelas belezas naturais, garantida por essa preservação tão rígida.No lugar de uma paisagem tão linda ganharemos uma vista de paredões de navios e containers, grande ameaça ao turismo na região.

Outra preocupação é em relação a desorganização social que a expansão do porto irá causar, o aumento do fluxo de trabalhadores irá fazer com que o crescimento da população aconteça de forma desordenada, afinal é inevitável que parte da mão de obra seja de outras regiões e esses trabalhadores queiram se instalar na região.Tal fato irá gerar uma grande insatisfação à população local e descaracterização do ambiente harmônico que Ilhabela proporcioana.


Com certeza o desenvolvimento econômico é importante e impossível de evitar mas quando se trabalha o equilíbrio entre o desenvolvimento socioeconômico e a preservação ecológica, ambas as partes ficam satisfeitas e cada vez mais a região proporciona qualidade de vida aos moradores e chama atenção dos turistas que são os responsáveis pela circulação do capital em Ilhabela.
Juntos, podemos unir forças apara que o poder público tome consciência dos pontos negativos derivados dessa idéia e independente da decisão que for tomada, que o planejamento seja feito de forma correta, sem agredir o meio ambiente.

O que eu quero também ressaltar é que existem dois lados desse projeto, por um lado está são Sebastião tentando expandir sua economia, do outro lado está ilhabela que fez do turismo seu meio de sustentação. É importante que ambos pensem na população que precisa entrar nessa discussão e dizer o que pensa em relação ao assunto. Caso o resultado seja positivo e não exista de fato o aumento do porto, é preciso pensar em outras formas de benefícios para o município de São Sebastião, o fim do projeto não necessariamente significa a estagnação da economia local.

O Ibama está tentando intervir, impondo normas para que a construção seja feita mas sem causar danos ao meio ambiente, esse caso está criando várias discussões, fico no aguardo de mais notícias, assim que conseguir alguma informação postarei no blog.

http://www.youtube.com/watch?v=MmJyEQWmd74 – vídeo muito interessante feito pelo Instituto Ilhabela Sustentável

www.abaixoassinado.org/abaixoassinados/4705. - Abaixo assinado online


Foto - Porto de São Sebastião - Paisagem já ameaçada.


Texto - Marcela Monteiro




3 comentários:

Paulinha do Brechó Recicle disse...

Oi Marcela!
Obrigada pela visita ao meu blog e por ser seguidora! Estou linkando seu blog. Gostei muito...Rsrs...Parabéns pelo seu trabalho!
Eu AMO Ilha Bela e São Sebastião!!!
Bjs e boa sorte em tudo!
Paula
www.brechorecicle.blogspot.com

Paulinha do Brechó Recicle disse...

Oi...Voltei!
Acabei de ler seu recadinho =D Obrigada pelos elogios!!!
Fico muito feliz quando encontro pessoas que tb estão preocupadas com o meio ambiente!
Linda sua profissão...Parabéns mais uma vez.
Conte comigo e qualquer coisa é só chamar...Paulaaaa...Rsrsrs
Bj

Paulinha do Brechó Recicle disse...

Oi lindinha! Vc ganhou um selinho muito fofo... Vem buscar, tá?
Parabéns,
Bjs
Paula