quarta-feira, 21 de janeiro de 2009


Bela , sois natureza; Cercada pelo mar, banhada pelo sol; Verde como uma esmeralda; Agraciada pelo seu criador, desabrocha , como uma flor. Seu verde que encanta e desperta sonhos mil, sois a bela Mata Atlântica; Sois uma jóia do Brasil Rodeada de praias belas e de muitos contos ,verde , vida ,esperança; Que nos renova a cada momento, com suas ropagens maravilhosas e diferentes. Grande muralha verde que muitos enigmas esconde, tens a formula da vida , entre seus braços acalenta uma grande relíquia da criação divina. São obras de arte,Divina , e bela , és a jóia em folha e flor, desperta a muitos com seu glamor.


A mata atlântica é uma das vegetações mais importantes do ecossistema brasileiro devido sua biodiversidade.
Devido ao rápido desmatamento, provocado pela economia e exploração que ocorre desde a chegada dos portugueses ao Brasil, que exploraram os nossos recursos naturais de forma devastadora, a Mata Atlantica encontra-se hoje extremamente reduzida, sendo uma das florestas
tropicais mais ameaçadas do planeta.
Sua importância não é somente pela variedade de plantas e animais, mas é de extrema importância para o homem, servindo como um meio de vida para o planeta. . Além de regular o fluxo dos recursos hídricos, ela é essencial para o controle do clima e a estabilidade de escarpas e encostas.
Hoje, ao contrario dos nossos antepassados, temos direito de exigir do governo o cumprimento das leis relacionadas a preservação do meio ambiente, e nós também devemos ter a consciência de que restam apenas 7% da mata atlântica em nosso pais, sendo que destes apenas 2% estão protegidos em unidades de conservação.
Mas não é somente o governo o responsável pela sua preservação, a maioria depende de nós, que devemos respeitar o meio ambiente, passando a todos essa educação ambiental, principalmente para as novas gerações que estão crescendo dentro de um ambiente capitalista e materialista. Ao invés de levar seu filho para o shopping, um ambiente de consumismo, leve-o para um jardim e ensine técnicas de plantio, mostre a ele a importância do verde para a humanidade, e que sem os nossos recursos naturais, a vida no planeta se torna impossível.
Vamos cuidar do pouco que nos resta! A Mata Atlantica é nossa, e a responsabilidade sobre ela também!

Quando a ultima arvore for arrancada, quando o ultimo peixe for pescado, quando o ultimo rio tiver secado, as pessoas vão perceber que DINHEIRO NÃO SE COME!

Um comentário:

CARLOS SOUSA disse...

Pinus e eucaliptos, mudaram a paisagem de várias regiões do Rio Grande, alguns anos atraz era a acácia negra a solução para as economias agrícolas falidas. Todos estes transformaram nossas matas, que já eram poucas, em carvão. Boa parte do centro-oeste do Rio Grande está desertificando, obra dos homens, que a natureza vai cobrar no futuro.
Bom final de semana! Curta bem sua Ilhabela, que eu aqui vou curtir meu Laranjal. Bjs.