segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Não tire nada além de fotografias, não deixe nada além de pegadas...


A trilha para a sustentabilidade...

Acredito que a melhor forma de cuidarmos do meio em que vivemos é juntando o útil ao agradável, o prazer com a preocupação ecológica. Usar formas de lazer para ajudar na luta contra a degradação ambiental é um diagnostico simples, benéfico e prazeroso.
Minha admiração pela natureza, meu amor ao Turismo e minha preocupação com a qualidade de vida social ajudam a guiar meu caminho em direção a fontes que me ajudem a conscientizar o ser humano sobre a importância de nossos atos hoje para as gerações futuras e criar um maior interesse que os levem a ir mais afundo as questões Ecológicas e de Responsabilidade social. A historia de que o turismo causa um impacto ao meio ambiente faz parte do passado, o mesmo em que as pessoas não tinham uma noção de que nossos recursos poderiam um dia se tornar escassos e comprometer nossas vidas futuramente e principalmente a vida de nossos filhos, netos etc...Hoje o turismo é um dos setores que mais se preocupam com o meio ambiente, até mesmo porque hoje, a natureza é um importantíssimo atrativo, e sem ela, um dos segmentos mais procurados dentro do ramo turístico, que é o Ecoturismo nao seria possível. É importante frisar os benefícios que esse setor que cresce a cada dia, e forma cerca de 22.800 profissionais qualificados por ano e algo que favorece bastante a comunidade local, e já que estamos falando em números, vale ressaltar que a industria do turismo e responsável por 6 milhoes de empregos no Brasil e ela representa 4% do PIB que influenciam 52 segmentos diferentes da economia, gerando empregos diretos e indiretos. Ou seja, o turismo usado de forma racional e consciente traz muito mais benefícios do que se pode imaginar e é importante deixar isso claro para a comunidade local para que os turistas sejam bem recebidos, deixando de lado o preconceito e a antiga visão de que o Turismo gera uma perda de identidade local, acaba com a paz dos moradores, e traz sujeira para o local visitado. É para isso que nós, Turismólogos estamos entrando em ação, queremos ver ambas as partes satisfeitas, e usar estratégias que preparem a localidade para receber o turista. Voltando ao nosso foco principal que é o meio ambiente, o turismo hoje, tem como uma de suas metas recuperar o que o homem já degradou, e manter o que ainda pode ser apreciado, usando o turismo como uma ferramenta inteligente para a sustentabilidade. Mas como praticar o turismo sem que nosso ecossistema sofra algum dano? De alguma forma, o meio ambiente sempre vai acabar sofrendo algum tipo de alteração, e o que cabe a nós é fazer com que esta seja a mínima possível, e o que foi degradado precisa de alguma forma ser ressarcido.


A foto acima é do arquipélago de Ilhabela, um exemplo de consciência ecológica, com 85% de sua área verde protegida. Ilhabela é reconhecido pelo Ministerio do Turismo como um dos mais importantes roteiros turisticos do Brasil.



Um comentário:

HI Marina dos Anjos disse...

Marcela! Concordo com vc!Nós como Turismólogas devemos colocar ordem na casa... sensibilizar muitos turistas, utilizar a interpretação ambiental como instrumento, cuidar das nossas belezas naturais...
Adorei sua atitude...
Bjo